Portugal é a bola da vez no turismo?

Sim, Portugal é o must visit do momento. Não só para nós, brasileiros, mas para o mundo todo de maneira geral.

Os turistas vem de todas as partes. As nacionalidades que mais visitam Portugal são: os alemães, americanos, ingleses, franceses, australianos , canadenses e, lógico, os brasileiros.

Segundo o Instituto Nacional de Estatísticas (INE) português, Portugal recebeu em 2017, cerca de 21 milhões de turistas, algo em torno de 10% a mais que em 2016. O país  ganhou o prêmio de Melhor Destino da Europa em 2017 no World Travel Awards, considerado o “Oscar” do Turismo. Portugal é o lugar da moda. Até Madonna escolheu as terras lusitanas como novo endereço fixo.

E porquê?

Portugal vem encantando muitos com suas belezas, praias, rios, vinícolas, gastronomia, arquitetura, castelos, qualidade de vida e segurança. O país tem singularidades que agradam desde aqueles que buscam destinos românticos, como também os que buscam aventura, de sol e mar, históricos, religiosos, e até mesmo de novidades e experiências. Seja qual for o seu interesse, Portugal é sempre uma ótima pedida!


Para nós, brasileiros, visitar Portugal é reconhecer pedaços de nossa própria história. É engraçado pensar, mas quando visitamos a “terrinha”, fazemos uma redescoberta às avessas. É inegável a sensação de familiaridade, além da facilidade do idioma, o que tem levado inúmeros brasileiros ao destino. Portugal também surpreende com preços mais acessíveis, comparado com outros países da Europa.


O fato é, quem visita Portugal quer voltar outras vezes. Eu mesma, acabo de voltar de viagem do grupo que organizamos lá e já temos planos de fazer um novo tour completo em junho de 2019. Vou contar um pouquinho da nossa viagem, desta vez optamos por novas experiências:

Começando por nos hospedarmos numa Quinta no Vale do Douro. Adoramos! As vistas são de tirar o fôlego, os vinhos maravilhosos, é um tipo de hospedagem intimista, num ambiente aconchegante e ao mesmo tempo com muito capricho nos detalhes. Essa atmosfera faz você se sentir em casa!


A Quinta do Vallado, fica no alto da montanha, cercada de plantações de laranjeiras e videiras e foi lá que fizemos nossa primeira degustação na bodega que pertence a quinta. Estávamos nos montes, mas ao mesmo tempo somente a 6 km de distância do centro da cidadezinha de Peso Régua, onde pudemos conhecer o Museu do Douro e comer vários tipos de bacalhau na Taverna Jéréré, um restaurante simples, lotado de locais que nos surpreendeu com a qualidade e os preços acessíveis.

Do
Douro, partimos para a continuação de nossa viagem enogastronômica, com parada na região de Mealhada para provar o leitão da Bairrada, eleito uma das 7 Maravilhas Gastronômicas de Portugal, e foi no restaurante Pedro dos Leitões que nos deliciamos com a iguaria: crocante e saborosíssimo, merecedor do título. Depois do deleite, seguimos contentes para desvendar a cidade histórica de Coimbra, antiga capital do reino de Portugal, com sua prestigiada universidade, uma das mais antigas do mundo que conta com uma biblioteca de mais de 300 mil livros.

Já na parte central da cidade, nosso simpático guia fez uma pausa para um cafezinho na pastelaria Briosa. Claro que não ficamos só no cafezinho… ah os doces portugueses… que maravilhas feitas de ovos, castanhas, queijos e natas. Impossível resistir!

De lá, partimos para a vibrante cidade do Porto, que mesmo fora de estação, estava lotada de turistas. Nos hospedamos no Eurostars Porto Douro, hotel novo, com localização privilegiada nas margens do rio. São tantas as atividades em Porto: passeio de barco pelo rio Douro, visita a Vila de Gaia para degustação do vinho do Porto e de azeites, andar de bonde elétrico até a foz do rio, subir na Torre dos Clérigos, visitar a livraria Lello, a estação de trem São Bento com seus belos azulejos, a Casa da Música… muita coisa mesmo!



Depois de bater pernas, veio a hora de cumprir com a mais deliciosa das “obrigações” de quem visita o Porto, que é experimentar um dos pratos mais tradicionais da culinária local, inspirada no sanduíche francês croque-monsieur: a Francesinha. A Francesinha leva em sua receita: linguiça, salsicha, presunto (chamado de fiambre em Portugal), mortadela e bife (de vaca ou de porco), cobertos com queijo e molho. Ah, e ainda pode ter um ovo com gema mole por cima. Ufa! Para essa missão, seguimos ao restaurante A Regaleira, onde nasceu o prato. Depois de viver na França, Daniel David Silva começou a trabalhar no restaurante e foi então que criou a Francesinha.

Para terminar o tour gastronômico com chave de ouro em Porto, não podíamos deixar de provar as deliciosas bombas, ou como dizem os franceses, Éclairs da Leitaria Quinta do Paço. Com tantas delicias e deleites, regressamos de Portugal pensando na próxima visita. Por essas e por outras é que eu digo: os portugueses têm o dom de bem receber!!!


Resumindo: Portugal realmente vale a pena! Espero ter despertado em vocês a maior curiosidade de todas: o desejo de comprar logo uma passagem aérea e visitar esse país incrível!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça os Resorts de Neve do Club Med All inclusive

Micos de viagem: Quem nunca?

O que levar para um cruzeiro?